IMC

Suplementos Nutricionais para uma Vida mais Saudável.

Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC)

IMC significa Índice de Massa Corporal, é também conhecido como o Índice de Quetelet e correlaciona o peso corporal com os riscos para a saúde. Existem valores diferentes de IMC para as diversas etapas da vida (adolescentes, adultos e idosos). Isso porque, com o passar dos anos, ocorrem mudanças como crescimento, desenvolvimento, manutenção e envelhecimento do organismo.

Faça agora mesmo o seu teste, segundo o IMC, para adultos:

Altura (m)*

Altura (cm)*

Peso*

    
    

É essencial acrescentar que o IMC é apenas um dos factores que contribui para o perfil de risco de doença de um indivíduo, porque o peso é apenas um dos factores que influenciam a saúde. Outros factores de risco que também deverá ter em conta são por exemplo: costumes alimentares, valor de colesterol e nível de actividade física.

Existem algumas limitações deste índice:

Os resultados são válidos apenas para adultos. Os atletas e pessoas com elevada massa muscular apresentam um IMC mais elevado pela massa muscular, que é mais pesada que a massa gorda. Desta forma duas pessoas podem ter o mesmo IMC, mas uma quantidade diferente de gordura corporal.

Exemplo: Um culturista com uma elevada massa muscular pode ter o mesmo IMC que uma pessoa que tem uma elevada quantidade de massa gorda. Isto acontece porque o IMC é calculado somente com o peso e a altura. Estes homens têm o mesmo peso e a mesma altura mas apresentam uma percentagem de gordura corporal diferente.

Então devemos ter em conta que de acordo com as categorias de peso, qualquer pessoa que tenha um IMC acima de 25 deve ser classificada como tendo “excesso de peso”, o que pode não significar que tenha excesso de gordura corporal.

Categorias:


IMC Classificação
19.99 Magreza
20 - 24,99 Normal
25 - 29.99 Excesso de Peso
30 - 35 Obesidade
> 35 Grande obesidade

Facebook